16 agosto 2016

Autossabotagem


As vezes somos a torcida do time adversário dentro de nós mesmos. Aquela vozinha chata e insistente que diz que não somos bons o bastante para fazer isso ou aquilo. 
Quem nunca respondeu com "tá sujo" quando alguém elogiou o seu cabelo, ou com "nem tanto" quando comentam que a dieta te deixou mais bonita. 
Saber aceitar e internalizar um elogio nem sempre é fácil. Tendemos a nos desmerecer de diversas formas. 
Continuamos repetindo para nós mesmos que aquela tarefa é muito difícil ou que não temos capacidade para aprender uma segunda língua. 
Saber de suas dificuldades é uma coisa. Desmerecer-se e deixar que elas te sufoquem é outra.
Demorei um tempão para aprender inglês e ainda estudo. Confesso, não tenho facilidade para aprender línguas. Só que isso não me impediu de aprender inglês e não vai me impedir de aprender italiano - me desejem sorte. 
Minha perseverança superará minha dificuldade. Tenho certeza. 
Que tal se, ao invés de termos uma nojentinha desmerecedora interna, criarmos uma amiga fofa-querida-do-bem, que repete em sua mente frases como "você consegue", "vai dar certo", "você é capaz", "tá linda", "um passo de cada vez e você chega lá!"
Claro que as amigas às vezes nos dizem verdades indigestas como "você não fez certo ali" ou "você não estudou como precisava." 
Mas sempre com uma dose de carinho e respeito. Um aviso amável. 
É assim que devemos ser com nós mesmos, nos tratando com incentivo e sobretudo um profundo respeito pelo que somos e podemos. 
Se não formos carinhosos conosco, quem será? 
Sejamos nossos melhores amigos. 
Sempre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário